Confira as atrações turísticas que Maceió reserva

Maceió é uma cidade de encantos. Das praias às piscinas naturais repletas de peixes coloridos, a beleza da natureza convive em harmonia com a arquitetura imperial. Para evitar que os filiados sofram com a dificuldade de escolher quais passeios fazer e quais pontos turísticos visitar durante a XI Copa, o Sindilegis preparou um roteiro com diversas opções. Confira.

Feira de Artesanato da Pajuçara

A Feirinha de Artesanato da Pajuçara em Maceió há anos é um referencial para compras. Quando se fala em artesanato alagoano, esse é o primeiro lugar que vem à cabeça de muitos turistas. No meio da praia da Pajuçara, um galpão reúne uma grande quantidade de barraquinhas que vendem os mais variados produtos.

Endereço: Av. Dr. Antônio Gouveia, S/N – Box 67 – Pajuçara, Maceió – AL, 57030-170

Horário: Segunda a domingo, de 10h às 22h.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

O museu conta um pouco da história de Alagoas e do povo alagoano. Seu nome deve-se ao fato de ter sido criado para abrigar a coleção de Théo Brandão, professor e folclorista. No passeio guiado pelo lugar pode-se conhecer as obras de artistas locais, objetos utilizados em comemorações populares, artesanatos postos à venda, objetos utilizados para manuseio de alimentos e imagens religiosas.

Endereço: Av. da Paz, 1490 – Centro, Maceió – AL, 57030-440

Horário: Segunda a sexta, de 9h às 17h. Sábado e domingo, de 12h às 17h.

Telefone: (82) 3214-1716

Museu Palácio Floriano Peixoto

O museu é a antiga sede do governo de Alagoas. Mais conhecido por “Palácio dos Martírios”,  é parte integrante do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, patrimônio histórico tombado da cidade e do país. O palácio conta com um rico acervo com mobílias antigas e obras de artistas alagoanos. Entrada gratuita.

Endereço: Praca Marechal Floriano Peixoto 517 | Centro, Maceió, Alagoas 57020-090, Brasil

Horário: Segunda a sexta, das 9h às 16h. Não abre aos fins de semana.

Telefone: (82) 3315-7874

Galés de Maragogi

As galés são piscinas naturais, formadas por recifes de corais, no período da maré baixa. Elas têm águas cristalinas e abrigam peixes, corais e animais marinhos, como o ouriço.  São muitas as praias na região de Maragogi que formam piscinas naturais, mas há três principais, que são: Galés (próximas ao Salinas do Maragogi), Taocas (que fica em frente à praia de Maragogi) e Barra Grande (em frente à praia de Barra Grande). Antes de escolher a data do passeio, você pode conferir no site da marinha como estarão os níveis do mar no dia pretendido.

Domingo No Parque Municipal de Maceió. Foto:Marco Antônio/SECOM

Parque municipal de Maceió

O Parque Municipal de Maceió, inaugurado em 1978, é uma área de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. No local, o visitante poderá ver exemplares da fauna local. Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público. É possível observar e beber a água que brota do solo em diversas localidades do Parque Municipal. O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais.

Endereço: R. Marquês de Abrantes, s/n – Bebedouro, Maceió – AL, 57018-655

Horário: Segunda a domingo, de 8h às 17h.

Telefone: (82) 98801- 3651

Mirante São Gonçalo

Para os apaixonados por belas paisagens e fotografia, o Mirante São Gonçalo em Maceió é parada obrigatória. Localizado bem no centro, na Praça Rosalvo Ribeiro e em frente à Igreja São Gonçalo, oferecendo a vista panorâmica mais deslumbrante da cidade. No quesito infraestrutura, o ambiente do mirante é simples e clássico, lá há duas esculturas bem bonitas e na pracinha há feira de artesanato e a igreja.

Endereço: Próximo ao nº 480, Av. Aristeu de Andrade, S/N – Farol, Maceió – AL, 57051-510

Horário: Aberto 24h.

Lagoa Manguaba

A lagoa Manguaba é a maior laguna do estado de Alagoas com 42 quilômetros quadrados. A paisagem da região envolvente é ainda bastante preservada, e por isso ela oferece aos visitantes memórias únicas de uma natureza ainda pouco desbravada.

Teatro Deodoro

O Teatro Deodoro localiza-se no centro da cidade de Maceió e foi inaugurado em 15 de novembro de 1910. É considerado a “casa” da Orquestra Filarmônica de Alagoas porque é  nele que a Filarmônica tem realizado a maioria das suas apresentações.  Projeto do arquiteto Luiz Lucariny, em dias de exibição, a sala de espetáculos com capacidade para 650 espectadores distribuídos em plateia, frisas e camarotes. Com uma das mais importante e belas salas de espetáculo do Nordeste, o Teatro Deodoro mantém intensa programação cultural. Destaque para os seus projetos semanais.

Endereço: R. Barão de Maceió, 375 Em frente à, Praça Marechal Deodoro – Centro, Maceió – AL, 57020-360

Telefone: (82) 3315-5650

Museu de Arte Pierre Chalita

O Museu de Arte Pierre Chalita é uma instituição privada, mantida pela Fundação Pierre Chalita. Foi fundado em 1980, sob a denominação Museu de Arte Sacra. Mantém parte da coleção particular do pintor Pierre Chalita, composta por obras provenientes do Brasil e de outros países, executadas entre os séculos XVII e XX.

Endereço: Praça Floriano Peixoto, 44, Centro – Maceió – AL,  CEP : 57020-090

Telefone: ( 82 )  3223-4298

Praia do Francês

Uma das praias mais conhecidas de Alagoas, a praia do Francês fica a apenas 20 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro. O tom das águas – que vai do verde claro ao azul intenso – é tão variado quanto seu público.